Banner

Banner

24 outubro 2013

Câncer de Mama: Tire suas dúvidas

Oi gatinhas.

Minha quarta-feira foi cheia de trabalhos na facul e com a chuva que tá aqui a noite  faltou energia e não tive como acessar a net. Para completar a raiva do Corinthinas né, sem comentários. Mas hoje estou aqui para soltar o post.

Voltando a falar do Outubro Rosa o post de hoje é bem direcionado as dúvidas freqüentes sobre o auto-exame e o Câncer de Mama. Gostaria que todas lessem!!



De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2012 foram previstos 52 mil 
novos casos de câncer de mama. Esse câncer corresponde a 22 % de casos de câncer no país mas diferente de muitos outros tem cura se diagnosticado precocemente e a mulher terá uma vida mais que normal.

Separei as maiores dúvidas sobre o assunto para serem esclarecidas aqui. Vamos conferir:

O que causa o câncer de mama?


Na maioria dos casos de câncer de mama, não há uma causa específica. Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos).

O câncer de mama atinge homens também?


Sim. Mas é muito raro.

Existe algum sintoma além de caroço no seio?



A forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sinais e sintomas menos frequentes são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo). Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Como é o tratamento de câncer de mama?


O tratamento é multidisciplinar, ou seja, deve incluir a opinião de vários especialistas médicos, como o mastologista, o radiologista, o oncologista clínico, o radioterapeuta, assim como enfermeira especializada, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social. Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia.

Quais são as chances de cura de câncer de mama?


Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura. Por isso, é importante que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.

Quais mudanças de hábito podem diminuir a chance de desenvolver câncer de mama?


Mudar estilo de vida pode reduzir 28% dos casos de câncer de mama. A ingestão excessiva de álcool aumenta as chances de ter câncer de mama porque altera os níveis hormonais, como o do estrogênio (toda mulher o produz, mas existe uma atuação importante dele no desencadeamento da patologia). Caso tenha células precursoras de câncer, essas taxas elevadas podem favorecer a multiplicação delas. Se o consumo de bebidas alcoólicas fosse moderado, com no máximo um drinque por dia (uma lata de cerveja, um cálice de vinho, uma dose de bebida destilada), reduziria em 6% a incidência.
O excesso de peso precisa ser eliminado, porque significa alteração nos níveis hormonais. Além disso, quando as células de gordura estão repletas, liberam fatores pró-inflamatórios. É como se a pessoa estivesse em um processo de inflamação generalizada, o que a torna mais vulnerável a fatores cancerígenos. O recomendado é que o índice de massa corporal não ultrapasse 25, prevenindo 14% dos diagnósticos. 
Deixar de lado o sedentarismo queima as gorduras e equilibra os hormônios. Mas tem de ser em ritmo moderado, como uma caminhada mais acelerada, e por, no mínimo, 30 minutos diários. Com o tempo, a dica é tentar aumentar a intensidade ou estender o período. A medida isolada pode diminuir em 11% os casos de câncer de mama.

Quais alimentos ajudam a prevenir a doença?


Os de origem vegetal: frutas, legumes, verduras e leguminosas (como feijão, lentilha, grão-de-bico). Têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não foi possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a morte delas, interrompendo a multiplicação desordenada. 
A ideia de que determinado alimento é bom para tal tipo de câncer não se aplica. Tem de haver sinergismo entre os compostos, o que ajuda em todos os tipos da doença. Por isso, é importante variar a alimentação ao máximo. A recomendação é consumir, no mínimo, 400g por dia de vegetais, sendo 2/5 de frutas e 3/5 de legumes e verduras. Cada porção equivale a uma quantia que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.

O que não se deve comer para ajudar na prevenção?


Entre os alimentos prejudiciais estão os embutidos, que apresentam grande quantidade de sal, nitritos e nitratos. Os conservantes em contato com o suco digestivo do estômago se transformam em compostos cancerígenos. Evite ao máximo comê-los, mas o ideal é que não sejam consumidos. 
Limite carne vermelha a 50g semanais. A forma de preparo dos alimentos, especialmente das carnes (de qualquer tipo), pode influenciar. Os feitos na chapa ou fritos trazem malefícios, porque a exposição a altas temperaturas também atua na formação de compostos cancerígenos. Prefira levá-los ao forno ou usá-los em ensopados. Se quiser grelhar, opte pelo pré-cozimento. O churrasco também eleva os riscos. Além da temperatura alta, a fumaça do carvão tem dois componentes cancerígenos (alcatrão e hidrocarboneto policíclico aromático), que impregnam na refeição.

Pílula anticoncepcional aumenta o risco da doença?


Existem estudos que demonstram fraca relação de causalidade entre pílula anticoncepcional e risco da doença, enquanto outros demonstram alguma relação.

***Todas as perguntas e respostas tirei do Portal Terra, ok.

***


Meninas espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas de vocês. A saúde da gente não tem preço e não custa nada depois do banho fazer o auto-exame. Quanto mais cedo conseguir diagnosticar a doença mais chance de cura pode-se ter!!Então fiquem cuidem-se e cuidem também das mamães de vocês, das vovós, tias, primas, amigas...enfim, lutem pela saúde.

Não esqueçam que sexta-feira teremos um fotorial com uma make rosa bem fofa que fiz para o Outubro Rosa.


Bjoo
Xauxau

20 comentários:

  1. Adorei o post.. é sempre bom informar sobre isso né?!
    Já tem post novinho esperando por você!! Muitos beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade flor.
      Achei esse post muito importante para divulgar mais sobre a doença.
      Bjoo

      Excluir
  2. Muito bom saber sobre isso, temos que ter o máximo de informações possível, né? Muito importante!

    Beijos
    Fashion Victim

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, Super importante!!
    Beijos e bom final de semana =)
    www.byhoradoblush.com.br
    Instagram:@belamatuliones

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post, bastante útil.

    PARTICIPE DOS MEUS SORTEIOS: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  5. Muito útil mesmo.

    Parabéns.

    O câncer de mama é o que mais mata, mas também é o que tem mais chance de reversão.

    http://cheiadepapo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza flor.
      Se descoberto no início as chances são máximas de reverter.
      Bjoo

      Excluir
  6. ótimo post, parabéns!
    http://marymicucci.com
    @marymicucci

    ResponderExcluir
  7. Informação nunca é demais né flor?
    Muito lindo vc usar o seu espaço para conscientizar pessoas também.
    Já estou seguindo.
    Aguardo uma visita sua em meu cantinho, será muito bem vinda!
    http://glamourcompimentta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh minha linda brigadaa viu.
      Amei seu comentário. Acho que blog não é só estética, temos que aproveitar e ajudar causas sociais também.
      Bjoo e brigada por seguir o blog viu.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Brigada amiga linda.
      Vou correndo lá no seu blog.
      Bjoo

      Excluir
  9. Post essencial pra todos! Adorei
    Beijos

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisas que toda menina deveria saber né flor?
      Bjoo

      Excluir

Super obrigada pela visita!
Seu comentário é muito importante para mim e não vejo a hora de ler.
Comente a vontade esse espaço é seu!
Bjooo e fique com Deus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...